Representação de partidos de Direita aumenta 230% na Câmara dos Deputados


Difícil definir em que setor ideológico se encaixa cada partido, mas o fizemos com base em informações dos próprios estatutos, de enciclopédias online, de declarações na imprensa e do posicionamento nas últimas eleições presidenciais.

Desse levantamento descrito na tabela abaixo podemos ver que a bancada de direita na Câmara dos Deputados, que era quase inexistente em 2014, aumentou consideravelmente nas eleições de 2018. Inegável contudo que grande parte das agremiações permanecem no espectro de centro. Mas é digno de nota que a maioria dos partidos de centro em muitas de suas votações refletem posições conservadoras e tendências econômicas liberais, voltadas ao livre mercado e à diminuição do estado.

COMPOSIÇÃO DA CÂMARA DE DEPUTADOS DO BRASIL
Partido Eleição 2018 Eleição 2014 Espectro
MDB* 34 66 CENTRO
PSDB 29 54 CENTRO
PTB 10 25 CENTRO
PROS 8 11 CENTRO
PSD 34 36 CENTRO
SD 13 15 CENTRO
PP 37 38 CENTRO
PR 33 34 CENTRO
PMN 3 3 CENTRO
PHS 6 5 CENTRO
Avante* 7 1 CENTRO
PODE* 11 4 CENTRO
DEM 29 21 CENTRO
PRB 30 21 CENTRO
Rede 1 CENTRO
PSC 8 13 DIREITA
DC* 1 2 DIREITA
PRTB 0 1 DIREITA
PTC 2 2 DIREITA
PRP 4 3 DIREITA
PATRI* 5 2 DIREITA
PSL 52 1 DIREITA
Novo 8 DIREITA
PT 56 69 ESQUERDA
PV 4 8 ESQUERDA
PSB 32 34 ESQUERDA
PPS 8 10 ESQUERDA
PCdoB 9 10 ESQUERDA
PPL 1 0 ESQUERDA
PSOL 10 5 ESQUERDA
PDT 28 19 ESQUERDA
ESQUERDA CENTRO DIREITA
TOTAL EM 2014 155 334 24
TOTAL EM 2018 148 285 80
Evolução: -4,50% -14,67% +230,00%

 

Algumas anotações sobre a diferença entre Direita e Esquerda nos Estados Unidos:

 

Esquerda Direita
Filosofia politica Liberal (no Brasil seria mais o Socialismo) Conservador (no Brasil seria mais ligado ao Liberalismo Econômico)
Política econômica Igualdade de renda; taxas de impostos mais altas sobre os ricos; gastos do governo com programas sociais e infraestrutura; regulamentos mais fortes sobre os negócios. Juros baixos; menos regulamentação sobre as empresas; reduzir os gastos do governo; orçamento equilibrado.
Política de Saúde Acredite que o acesso aos cuidados de saúde é um dos direitos fundamentais de todos os cidadãos. Apoie os cuidados de saúde universais, o Affordable Care Act, a expansão do Medicare e do Medicaid. Oposição aos cuidados de saúde universais fornecidos pelo governo e ao Affordable Care Act. Favorece a concorrência com o Medicare de companhias de seguros privadas; opõe-se à expansão do Medicaid.
Política de imigração Caminho para a cidadania de imigrantes indocumentados;moratória sobre deportações ou processos de imigrantes indocumentados que são jovens adultos e não têm antecedentes criminais. Nenhuma “anistia” para imigrantes indocumentados;patrulha de fronteira e cercas mais fortes para verificar a imigração ilegal. Crença de que a imigração ilegal está diminuindo os salários dos cidadãos
Política educacional Favorecer a expansão da educação pública gratuita. Acredita que os pais que querem educar os filhos em casa ou enviá-los para a escola particular devem ser capazes de obter vales para deixar o sistema escolar público. Geralmente não se opõe à educação pública.
Pontos de vista sobre o aborto Geralmente a favor do acesso não penalizado ao aborto e da pesquisa com células-tronco. Geralmente contra o direito ao aborto e contra a pesquisa com células-tronco.
Pontos de vista sobre os direitos dos homossexuais Geralmente apóiam o casamento gay; apoiam leis anti-discriminatórias para proteger as pessoas LGBT contra a discriminação no local de trabalho. Geralmente se opõe ao casamento gay; opõem-se a certas leis anti-discriminação porque acreditam que tais leis entram em conflito com certas crenças religiosas e restringem a liberdade de religião.
Pontos de vista sobre os direitos de arma Em favor de leis de controle de armas, como verificação de antecedentes ou períodos de espera antes de comprar uma arma; proibição de armas automáticas; e não permitir armas escondidas. Fortemente contra as leis de controle de armas; fortes proponentes da Segunda Emenda.
Politica ambiental Geralmente conservador, preferindo banir a atividade econômica que pode criar empregos, mas que poderia prejudicar o meio ambiente. Geralmente mais permissivo, considerando o impacto econômico da regulação ambiental.
Leis de identificação de eleitores Contra as leis de identificação de eleitores citando (a) carga indevida sobre grupos de baixa renda, fazendo com que eles sejam privados de seus direitos, e (b) virtualmente nenhuma evidência de ocorrência de fraude eleitoral. Para leis de identificação de eleitores para combater a fraude eleitoral.

 

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*